sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Controladoria Geral da União (CGU) vê indícios de envolvimento de contadores e prefeito em fraudes

A Controladoria Geral da União (CGU) e o MPF (Ministério Público Federal) enxergaram indícios de envolvimento do prefeito de Senador La Rocque, João do Oliveira e, e de seus contadores Antonio Julio César Aires de Morais e Darionildo da Silva Sampaio, nas denúncias de fraudes e desvio de dinheiro público que poderão resultar no afastamento da tríade. A informação foi confirmada nesta sexta-feira ao JN pelo Chefe da CGU no Maranhão, responsável pela investigação.
O Chefe da Controladoria adiantou que os indícios são: superfaturamento de obras, contratações de serviços e compras de materiais através da montagem de licitações e emissão de notas frias, inclusive com a publicação de páginas fajutas no Diário Oficial do Estado e de Jornais da cidade de Imperatriz. Adiantou ainda que o prefeito teria forte participação no esquema e que isso só será divulgado após relatório final da Auditoria, já confirmado. O prefeito e os contadores de Senador La Rocque poderão ser afastados da Prefeitura por 30 dias por determinação do Justiça Federal, a pedido do MPF porque estariam atrapalhando as investigações.
A Câmara Municipal de Senador La Rocque poderá analisar os documentos obtidos pelo MPF, durante a Auditoria da CGU para decidir se instaura uma Comissão Processante contra o prefeito e seus contadores. O Presidente da Câmara Municipal, diga-se de passagem, altamente comprometido com os atos danosos praticados pela quadrilha instalada na Prefeitura, afirmou que os parlamentares analisarão os documentos assim que chegarem em suas mãos antes de “tomar uma atitude drástica”, ou seja, a Câmara não fará nada para coibir os desmandos da atual administração.
Os poucos vereadores de oposição afirmam que durante a próxima sessão, deverão pedir a criação da comissão. “Vamos conhecer a realidade para tomarmos uma atitude, pois precisamos saber de todos os fatos antes de uma providência definitiva”, explicaram.
Cassação
Os parlamentares não descartam pedir a cassação do prefeito e o afastamento de seus contadores Julio Cesar e Dário, diante das sérias denúncias comprovadas de seu envolvimento no esquema de fraude e desvio de dinheiro público. Os parlamentares oposicionistas vão pedir a instauração de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), pois dizem já ter tido acesso aos documentos do MPF e vão analisá-los.
A Policia poderá prender os senhores Dário e Julio Cesar (contadores da Prefeitura), além da esposa deste, Maria Alice Moreira.
Pagamentos
A CGU preparou uma lista com os nomes de todas as empresas que estão sendo investigadas de integrar o esquema de fraudes e lavagem de dinheiro público, sugerindo ao MPF também a decretação da prisão de seus proprietários.

MAIS UMA VEZ OS PODEROSOS TENTARAM CALAR O JABÁ NEWS

Mais uma vez os poderosos tentaram calar o Jaba News. Mas já estamos de volta. Aguardem